Todavia, se bem que o ciclismo sempre estivesse presente no concelho, somente por volta do ano de 1932, a modalidade começou a ter uma expansão maior, conjuntamente com o desenvolvimento da modalidade no Algarve. Cerca de 1935, apareceram as primeiras grandes “vedetas” algarvias, como Ildefonso Rodrigues, natural de Cachopo, mas residente em Faro a representar o Sport Faro e Benfica (depois no Sporting de Lisboa); Portela de Mendonça (Louletano); Cabrita Mealha, do Louletano (depois transferido para o Belenenses) e os tavirenses Palma Horta e Soares Bárbara.
Contudo, em 1934, a U.V.P. (União Velocipédica Portuguesa), havia criado uma Delegação no Algarve, graças ao persistente trabalho de um aficionado de Faro, Victor Duarte, que com o jornal “Sport do Algarve”, dirigido por Aníbal a Cruz Guerreiro, viriam a ter um papel preponderante na divulgação do ciclismo algarvio, para a qual aderiram os seguintes clubes: Ginásio Clube de Tavira; Louletano Desportos Clube, Sporting Club Farense; Sport Lisboa e Faro e Lusitano Fott-Boll Clube de V.R.S.A., que “federaram” 15 ciclistas.
Foi, pois, graças a Victor Duarte (de quem, não consegui colher biografia) e ao semanário desportivo “Sports do Algarve”, com sede em Faro, que nasceu a ideia da realização da “I Volta ao Algarve em Bicicleta”.
I VOLTA AO ALGARVE EM BICICLETA (Dias 9 e 10 de Agosto de 1936)
Ainda que o início da Prova estivesse marcado para 8 de Junho, a mesma parecia merecer pouco entusiasmo. O facto é que depois de alguns adiamentos, veio a verificar-se nos dias 9 e 10 de Agosto e despertou enorme entusiasmo e emoção em todo o Algarve e por todas as localidades que atravessou, em que se disputaram inúmeros prémios.
Concorreram 28 ciclistas em equipas compostas apenas por 3 ciclista cada uma.
As principais equipas eram formadas pelos seguintes ciclistas: SPORTING (Ildefonso Rodrigues, Joaquim Fernandes e Roberto Magalhães); BELENENSES (Cabrita Mealha, José Narciso e Duarte Faria); C.A.C.O - Campo Ourique de Faro - (José Marques, José Braz e António Nunes Almeida); GINÁSIO TAVIRA (Soares Bárbara, Palma Horta e Joaquim Inácio); LOULETANO (Sousa Rosário, Graça Mira e Francisco Portela)¸ SPORTING CUBA (Joaquim Silva, Antunes Almeida e António Contente).
O PERCURSO E ETAPAS
2º Etapa – Faro – Loulé (contra relógio). 1º Joaquim Fernandes (Sporting) 32m 31 s.: 2º José Marques (CACO) 33m 30 s.; 3º Soares Bárbara (Tavira) 34m 21s.
3ª Etapa – Loulé-Boliqueime- Albufeira- Portimão Lagos – Silves-Loulé (120 Kms.) Corrida muito bem disputada, vencendo Ildefonso Rodrigues, com um vigoroso sprint, contra Cabrita Mealha (Belenenses).
VENCEDOR DA I VOLTA AO ALGARVE
JOAQUIM FEERNANDES, do Sporting Clube de Portugal acabou por vencer a I Grande Volta ao Algarve em Bicicleta, mercê do excelente contra-relógio efectuado na 2º etapa.
A CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL, dos primeiros 10 ciclistas:
Prémios Finais: 1º classificado 500 escudos; 2º, 300 escudos; 3º, 200 escudos; 4º e 5º, 100 escudos.
(Elementos compilados do Jornal “Sports do Algarve” da época)
Texto: Ofir Renato Chagas (c) 2024
Sem comentários:
Enviar um comentário