João Roque |
João Henrique Roque dos Santos nasceu a 1 de Janeiro de 1940, em Casalinhos de Alfaiata, Torres Vedras. De origem humilde, cedo começa a trabalhar como pedreiro para ganhar o seu sustento. Um rapaz simples, modesto e acanhado, mas um aldeão rijo, valente e cheio de força. Aprende a andar de bicicleta somente aos 18 anos.
João Roque iniciou em 1958 a sua carreira no Mem Martins SC, na categoria de populares, tendo obtido 35 vitórias, das quais se destaca a do Grande Prémio Pinheiro de Loures.
Descoberto por Américo Raposo, ingressou na secção de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal com 19 anos, onde se notabilizou ao ganhar, em 1963, a clássica Porto-Lisboa e a Volta a Portugal, competição onde conseguiu ainda três segundos lugares. Logo em 1961, no seu primeiro ano de leão ao peito, classificou-se no 5º lugar da Volta a Portugal, vencendo colectivamente a prova pelo Sporting, liderado por Américo Raposo, algo que não acontecia há 20 anos. Em 1962 vence a Prova de Abertura da época velocipédica. Classificar-se-ia na Volta a Espanha de 1963 no 32º lugar, o melhor português na prova desse ano.
Foi Campeão Nacional de Contra Relógio por equipas em 1963 e Campeão Nacional de Rampa em 1964. Em 1965 foi segundo na Volta a Portugal. Ganhou ainda a Volta ao Estado de São Paulo no Brasil em 1966 e foi Campeão Regional de Fundo em 1967.
Considerando um dos melhores contra-relogistas portugueses, foi o primeiro a ser distinguido com o Prémio Stromp do Sporting Clube de Portugal na categoria Atleta Profissional, em 1963.
Foi responsável pela ida de Joaquim Agostinho para o Sporting e fez parte da Comissão de Honra do Centenário do Clube.
Fontes: Sporting Canal e Wiki Sporting
Foto: Wiki Sporting (c) 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário