Abílio Gil Moreira |
Em Abril de 1934, participa com Carlos Domingues Leal e César Luís (em substituição de Nicolau), no famoso raide velocipédico Lisboa-Paris-Lisboa, em homenagem aos combatentes portugueses tombados na Grande Guerra.
Raid Lisboa-Paris-Lisboa (1934) |
Em 1939 adoece gravemente, realizando-se um Festival em sua Homenagem no Estádio do Lumiar, a 4 de Agosto de 1940. Depois de ter terminado a sua carreira como ciclista, é Director na Iluminante, a primeira equipa de ciclismo profissional em Portugal e posteriormente torna-se jornalista e cronista a tempo inteiro na revista Stadium, no Mundo Desportivo e Diário de Notícias, pois já antes escrevia no jornal "Os Sports". É a ele que se deve a primeira participação de uma equipa portuguesa na Volta à Espanha e também a participação de Alves Barbosa no Tour de França, que acompanha como repórter. Treina várias equipas de ciclismo, entre elas, o Águias de Alpiarça. Escreve o livro "ABC do Ciclismo" em 1964 e a sua famosa "A História do Ciclismo Português" em 1980.
Falece em Alcobaça, a 21 de Abril de 1988.
Fontes: "História do Ciclismo em Alpiarça", de José João Marques Pais e "História do Ciclismo em Portugal", de Miguel Barroso
Fotos: Gentileza de Carlos A. Gil Moreira
Fotos: Gentileza de Carlos A. Gil Moreira