Apresentação

Bem-Vindo à Memorabilia do Ciclismo Português! Toda a história velocipédica lusa de antanho passa por aqui...

O presente blogue, pretende trazer ao conhecimento dos leitores, a epopeia do ciclismo lusitano desde os primórdios da competição velocipédica.
A colocação dos artigos, não segue uma ordem cronológica ou temática.
Não será publicado mais do que um artigo por dia.
A Redacção
NOTA: O blogue não adopta as normas do designado Acordo Ortográfico.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

João Roque

João Roque
João Henrique Roque dos Santos nasceu a 1 de Janeiro de 1940, em Casalinhos de Alfaiata, Torres Vedras. De origem humilde, cedo começa a trabalhar como pedreiro para ganhar o seu sustento. Um rapaz simples, modesto e acanhado, mas um aldeão rijo, valente e cheio de força. Aprende a andar de bicicleta somente aos 18 anos.

João Roque iniciou em 1958 a sua carreira no Mem Martins SC, na categoria de populares, tendo obtido 35 vitórias, das quais se destaca a do Grande Prémio Pinheiro de Loures.

Descoberto por Américo Raposo, ingressou na secção de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal com 19 anos, onde se notabilizou ao ganhar, em 1963, a clássica Porto-Lisboa e a Volta a Portugal, competição onde conseguiu ainda três segundos lugares. Logo em 1961, no seu primeiro ano de leão ao peito, classificou-se no 5º lugar da Volta a Portugal, vencendo colectivamente a prova pelo Sporting, liderado por Américo Raposo, algo que não acontecia há 20 anos. Em 1962 vence a Prova de Abertura da época velocipédica. Classificar-se-ia na Volta a Espanha de 1963 no 32º lugar, o melhor português na prova desse ano.

Foi Campeão Nacional de Contra Relógio por equipas em 1963 e Campeão Nacional de Rampa em 1964. Em 1965 foi segundo na Volta a Portugal. Ganhou ainda a Volta ao Estado de São Paulo no Brasil em 1966 e foi Campeão Regional de Fundo em 1967. 

Considerando um dos melhores contra-relogistas portugueses, foi o primeiro a ser distinguido com o Prémio Stromp do Sporting Clube de Portugal na categoria Atleta Profissional, em 1963.

Foi responsável pela ida de Joaquim Agostinho para o Sporting e fez parte da Comissão de Honra do Centenário do Clube.

Fontes: Sporting Canal e Wiki Sporting
Foto: Wiki Sporting (c) 2008


Sem comentários:

Enviar um comentário

Álbum de fotos a cores do ciclismo de antanho publicadas no grupo do Facebook do mesmo nome

Álbum de fotos a cores do ciclismo de antanho publicadas no grupo do Facebook do mesmo nome
Edições Bubok (2020)